Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

13 de março de 2013

Andrea Laybauer na estação Clínicas do Metrô



Exposição no metrô Clínicas trás obras da artista Andrea Laybauer.

Exposição marca Dia Mundial da Água e incentiva consumo consciente

O consumo consciente da água é tema da exposição na estação Clínicas do Metrô de São Paulo. A mostra Gotas, da artista plástica Andrea Laybauer, marcará também as comemorações do Dia Mundial da Água, em 22 de março passado.

"Pretendemos com este evento levar a questão da conservação da água para o público em geral", diz a diretora da Editora Cultura Sub, Ana Carolina Xavier, responsável pela organização da mostra.

A exposição terá 26 imagens --11 delas inéditas -- criadas pela artista por meio da macrofotografia, técnica que consiste no congelamento do exato momento do choque de uma gota d'água em uma superfície líquida e a reflexão da imagem.



Exposição no metrô Clínicas apresenta 26 imagens, das quais 11 são inéditas

As obras conseguem trazer para o espectador elementos que existem, mas que não são percebidos por serem detalhes pequenos, alguns milimétricos, que acontecem em frações de segundos.

As imagens da artista também ressaltam o objetivo da mostra: conscientizar o público sobre a escassez de água no planeta.



Artista Andrea Laybauer faz imagens por meio da macrofotografia.

"Queremos alertar a sociedade para o consumo consciente de água", afirma Béatrice de Toledo Dupuy, gerente de marketing e comunicação da Veolia Water, empresa de tratamento de água que patrocina a exposição.

"Uma pessoa precisa, em média, de 50 litros de água por dia para viver. No Brasil, o consumo é acima desse valor, já que consumimos diariamente cerca de 180 litros", diz Béatrice.

"Os brasileiros estão começando a usar a água de maneira consciente, mas ainda tem de melhorar porque, ainda tem muita gente que varre a calçada com a mangueira em vez de usar uma vassoura", ressalta a gerente. "No dia a dia são as pequenas coisas que podem se transformar em grandes prejuízos".


As fotos da artista mostram acontecimentos registrados em frações de segundos
 
Sobre Andrea Laybauer

Natural de Farroupilhas (1983). Leonina persistente e determinada. Sempre teve curiosidade para descobrir como são as coisas para além do que os olhos nos permitem ver. Ainda pequena ganhou um microscópio que logo se transformou em seu brinquedo favorito. Adoravas se aventurar pelo mundo macro vendo os detalhes das folhas, da pele, das asas dos insetos e até dos pelos do bigode de seu gato através das lentes do seu microscópio.

Essa busca pelo detalhe se definiu quando Andrea se encontrou com a máquina fotográfica e, com o tempo, descobriu a macrofotografia das gotas de água. 

Andrea Laybauer disse em entrevista. "Eu me expresso através da minha arte. Minhas imagens são coloridas e criativas. Muitas vezes eu uso flores como pano de fundo de uma sessão de fotos. Uso também a luz como fonte de inspiração."

Serviço

Exposição Gotas.

Onde: Estação Clínicas (Linha 2 - Verde do Metrô). Av. Dr. Arnaldo, 555, Pacaembú, SP.

Quando: Até 30/4. De dom. a sex.: das 4h40 às 00h18. Sáb.: das 4h40 à 1h.

Entrada gratuita.

Assista ao vídeo e entenda o processo e o desenvolvimento da técnica.







Nenhum comentário:

Postar um comentário